Notícias

Senador investiga bilionário do bitcoin por sonegação fiscal

O senador Ron Wyden, do Partido Democrata dos Estados Unidos, anunciou que está conduzindo uma investigação sobre Dan Morehead, o bilionário do bitcoin e fundador da Pantera Capital. O motivo? A suspeita de que ele pode ter sonegado impostos.

Na última quarta-feira (1), Wyden enviou uma carta a Morehead, dando um prazo até o dia 15 de outubro para que ele esclareça as questões levantadas. Na carta, o senador destacou que, logo após a mudança de Morehead para Porto Rico — onde ele obteve uma isenção fiscal —, a Pantera Capital vendeu uma grande quantidade de ativos, gerando ganhos de capital que ultrapassaram a marca de $1 bilhão.

Wyden afirmou: “Sua parte desses ganhos foi de centenas de milhões de dólares. É de meu conhecimento que você tratou todo esse ganho como isento de imposto nos Estados Unidos, embora a maior parte tenha sido acumulada ainda enquanto residia na Califórnia. Essas são alegações sérias de possível abuso de incentivos fiscais em Porto Rico para evitar pagamento de impostos nos EUA.”

Em janeiro de 2025, o senador já havia sinalizado a possibilidade de investigação e havia feito contato com os advogados de Morehead. Na época, eles mostraram disposição para colaborar, mas, segundo Wyden, acatar as solicitações não aconteceu.

Na mesma carta, o senador mencionou que os investigadores identificaram que Morehead foi aconselhado por Jeffrey Rubinger, um advogado de Miami. Rubinger teria informado incorretamente a outro cliente, Suresh Gajwani, que os ganhos acumulados antes de se tornar residente em Porto Rico poderiam ser isentos de impostos federais.

Além disso, Wyden citou que o IRS (Internal Revenue Service) está com várias investigações em andamento. Ele mencionou que há ações em curso contra contribuintes que, supostamente, deturparam informações sobre sua residência em Porto Rico e a origem da renda em suas declarações de impostos. O senador também explicou que promotores federais na Flórida estão investigando advogados que forneceram aconselhamentos legais errôneos sobre esse tema.

Com a entrega da carta, fica claro que o governo dos EUA está de olho em possíveis ganhos que poderiam ter sido sonegados. Até o momento, Morehead não fez nenhuma declaração pública sobre o caso, e sua defesa ainda é incerta.

Esse cenário traz à tona uma discussão importante sobre as implicações fiscais de mover-se entre diferentes jurisdições e como o sistema pode ser manipulado, o que afeta não só indivíduos, mas todo um contexto econômico.

Rafael Cockell

Administrador, com pós-graduação em Marketing Digital. Cerca de 4 anos de experiência com redação de conteúdos para web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo